Dicas de Coleta

Como se alimentar na véspera do exame?
Mantenha sua alimentação habitual, seguindo apenas o tempo de jejum recomendado quando aplicável. Cuidado apenas com os excessos (pizza 4 queijos, churrasco, feijoada e outros).

Exercícios físicos interferem no exame?
Sim. Evite fazer exercícios físicos muito cansativos ou prolongados antes da coleta do sangue. Caso não seja possível, procure ficar em repouso por pelo menos 30 minutos antes de realizar sua coleta, para que seu metabolismo volte ao normal e não interfira no resultado dos exames.

Bebidas alcoólicas interferem no exame?
Sim. Se você for fazer exame de sangue evite a ingestão de bebida alcoólica por, no mínimo, 1 dia antes da coleta. Se for colher urina, esse tempo deverá ser de 2 dias, no mínimo.

É necessário jejum para exame de fezes?
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. O ideal é colher o material em casa, em um frasco adequado, que pode ser fornecido pelo laboratório ou comprado em farmácia.

Posso tomar laxante para coleta de fezes?
Não é recomendável para alguns exames específicos de fezes, pois pode provocar modificação da absorção de certos nutrientes e falsear a avaliação macroscópica da amostra.

O fumo interfere nos resultados de exames?
Sim. O fumo pode interferir na curva glicêmica, antígeno carcinoembriogênico, nos testes de agregação plaquetária e teste ergométrico. É importante não fumar durante a realização da curva glicêmica.

Com quantos dias de atraso pode ser realizado o teste de gravidez no sangue?
Uma semana após a relação sexual onde possa ter ocorrido a fecundação o exame de beta HCG, realizado no sangue, já pode fornecer um resultado positivo.

E o teste de gravidez na urina?
O teste de gravidez na urina fornece resultado positivo somente após uma semana de atraso menstrual.

Exames de sangue devem ser feitos sempre de manhã?
Não. Desde que se obedeça ao tempo estipulado de jejum, podem ser colhidos em qualquer horário. A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para o indivíduo adulto. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. Para alguns exames existem orientações específicas.

Qualquer exame pode ser feito à tarde?
Nem todos. É o caso das dosagens de cortisol basal e ACTH. Esses exames devem ser realizados obrigatoriamente na parte da manhã sua secreção varia no decorrer do dia.

É necessário jejum para todos os exames de sangue?
Não. Antigamente era comum a exigência de jejum para qualquer exame de sangue. Hoje, após vários estudos comparativos, este conceito caiu por terra e o jejum passou a ser dispensável na grande maioria dos exames. Para alguns exames continua sendo obrigatório o jejum. As dosagens de Colesterol, Glicemia e Triglicérides são exemplos de exames que interferência da alimentação. Logo após a ingestão de alimentos ocorre a absorção de glicose e gorduras pelo tubo digestivo com o conseqüente aumento das taxas das citadas substâncias na corrente sanguínea. As dosagens de glicemia e triglicérides feitas após a alimentação fornecem resultados falsamente elevados. Em pacientes com diabetes mellitus pode ser necessário a dosagem da glicose após uma refeição (glicemia pós-prandial) para melhor controle da enfermidade. Um copo de água pela manhã não quebra o jejum. Deve-se evitar a ingestão de grandes quantidades de água. A maioria dos exames, mesmo aqueles que exigem jejum, pode ser feita à tarde. Basta observar o número de horas de jejum exigido para cada teste.

Medicamentos ou remédios interferem em exames laboratoriais?
Sim. Alguns medicamentos de uso contínuo ou ocasional podem interferir nos resultados. Antes de fazer o exame é importante avisar ao laboratório sobre todos os medicamentos que esteja tomando. Se esquecer algum e lembrar-se depois que chegar em casa, ligue para o laboratório e avise. Dependendo do remédio e da intensidade da interferência o seu médico deverá ser consultado sobre a possibilidade da suspensão do medicamento por alguns dias para permitir a realização do exame.

Pode se realizar exame de sangue, depois de exames radiológicos com contrastes?
Geralmente Sim. Contrastes iodados podem interferir no resultados de hormônios tiroidianos. Cada caso deverá ser analisado pelo médico que decidirá se poderá ou não, realizar a coleta de sangue.

Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?
Sim. A maioria dos exames realizados no sangue pode ser feitos em qualquer fase do ciclo menstrual e mesmo durante a menstruação, sempre respeitando a orientação recebida pelo médico assistente.

Sua identificação também é muito importante, Por Quê?
Há muitos nomes iguais. Tenha em mãos seu R.G. ou outro documento de identificação. Traga sempre o comprovante de entrega para retirar os seus resultados. No caso de entregas domiciliares, internet, correio, fax ou consultório, solicite orientações da Equipe de Atendimento UCD LABORATÓRIO.